ACADÊMICO CORRESPONDENTE
Nascido aos vinte e sete dias do mês de setembro,... o ano era 1982. Em um pequeno município do poético Estado do Maranhão: Tasso Fragoso. Wellder Messias Cavalcante, filho de pai lavrador e mãe professora do Ensino Fundamental.
Desde cedo, o menino despertou a atenção para a docência, iniciando suas primeiras atividades como professor particular aos 13 anos de idade, ministrando aulas de reforço escolar para ajudar nas despesas de casa. Quando completou 16 anos de idade, já na cidade de Governador Nunes Freire/MA, por possuir notável desempenho escolar, foi convidado pelo prefeito municipal para (na condição de aprendiz) compor a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. À época atuou como suporte pedagógico, assessorando 27 escolas de zona rural. Mudou-se então, para a cidade de Presidente Kennedy/TO, no ano de 1999, onde formou-se como professor de Magistério. Passou em primeiro lugar no concurso público municipal para professor normalista e publicou o livro “Sete amores em um só”, um composto poético esteticamente requintado de sonetos e tercetos italianos.
Sua veia artístico-poética despertada ainda nas cidades maranhenses (Tasso Fragoso, Imperatriz, Santa Luzia do Tide e Governador Nunes Freire), onde residiu e fez parte de grupos de escritores e poetas, aflorou tenazmente, passando também a musicalizar suas letras, tornando-se, assim, compositor, cantor e produtor de belíssimas canções inspiradas na Bossa Nova e na Música Popular Brasileira, com traços marcantes do Reggae maranhense.
A cada dia, buscando o aperfeiçoamento docente, o jovem Wellder obteve junto a Universidade do Estado do Tocantins, o título de professor Licenciado. Atuou como professor por cerca de 3 anos na Rede Estadual e Municipal de Ensino. Foi professor de Literatura e Artes no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, em Presidente Kennedy/TO, onde pode desenvolver diversos programas e projetos de incentivo e valorização às Letras, Artes e Cultura Geral.
Na busca de novos infinitos, o jovem, aos 21 anos de idade, passou no concurso de Formação de Oficiais, concluindo o curso em primeiro lugar e obtendo a título de Bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Estadual do Tocantins.
Ao longo da carreira como Oficial da Polícia Militar do Tocantins, desempenhou importantes missões, culminando com diversas conquistas institucionais na área do ensino, dentre as quais, cita-se: o reconhecimento do Curso de Formação de Oficiais como Curso de Graduação; a criação dos Colégios Militares no Estado e, recentemente, a aprovação da Lei que institui o Sistema de Ensino da PMTO. No mês de março do ano vigente, concluiu na cidade de Roma, Itália, o Curso Superior de Polícia em primeiro lugar, sendo agraciado com a Medalha do Mérito Intelectual. Também pelos grandes feitos realizados no decorrer da carreira militar, recebeu as duas medalhas de maior honraria da PMTO e CBMTO.
Atualmente, é o Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado do Tocantins e vem fomentando e desenvolvendo diversas políticas de inovação nos processos de formação e qualificação dos policiais militares. Tem, também conquistando vários avanços na Política de Educação do Estadual, devido forma que conduz as 27 unidades de Colégios Militares em todo o Tocantins.